Sobre o AfroPython

O AfroPython existe para aumentar a representatividade de pessoas negras dentro da área de tecnologia.

 

A nossa missão é aquilombar com excelência em tecnologia

Hoje somos uma empresa de educação, mas não foi assim que começamos. Nascemos da vontade de nos fortalecer, de nos ver cada vez mais nos espaços e em melhores posições. Nosso maior desejo é fazer acontecer para os nossos e por isso buscamos aquilombar essas potências, para que possam crescer e trazer outros consigo.

Quando falamos de aquilombamento, falamos sobre se organizar, planejar, sonhar e a se movimentar. E quando trazemos esse conceito para nossa comunidade, nós queremos contribuir com o espaço de construção, de reflexão, de aprendizado e de conexão para todos. 

Por isso pensamos em educação como um processo colaborativo e comunitário. Nós não só oferecemos conteúdo de qualidade, mas fazemos cada pessoa ser parte do processo do seu próprio aprendizado, para que nós possamos crescer juntos, com bastante autonomia, mas sempre juntos. Gerimos espaços e eventos para que as pessoas possam criar conexões e se ajudarem. Uma comunidade forte, ocupando cada vez mais o mercado de tecnologia. Essa é a nossa visão e sabemos que ISSO é revolucionar a indústria. 

Nós queremos trazer uma visão mais plural para o mercado e entendemos que isso é um passo importantíssimo para a criação de produtos que mudam o mundo.

Quem faz o AfroPython acontecer

atualmente o time é composto por profissionais de TI, Educação, Marketing, Recrutamento, a empresa oferece cursos e treinamentos que visam desenvolver habilidades técnicas em programação, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre questões sociais e culturais relevantes.

AfroPython hoje

A AfroPython é uma empresa de Educação e Tecnologia que visa promover a inclusão e diversidade. Nosso propósito é capacitar, inserir e desenvolver pessoas negras neste mercado por meio da educação e por meio do fortalecimento da nossa comunidade. A empresa oferece cursos e treinamentos que visam desenvolver habilidades técnicas em programação, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre questões sociais e culturais relevantes.

Ao criar um ambiente acolhedor e inclusivo, buscamos empoderar pessoas e prepará-los para uma carreira de sucesso, contribuindo para reduzir a desigualdade e promover a representatividade na indústria tecnológica.

Como tudo começou

Criado como uma oficina de programação e com o objetivo de incentivar a população negra nas áreas de Tecnologia da Informação, o AfroPython realizou a sua 1ª edição em novembro de 2017 reunindo cerca de 50 pessoas entre treinadores voluntários e alunos para iniciação em Python.

Com o sucesso da primeira edição e o aumento de interesse do
público alvo, o AfroPython tornou-se um movimento de inclusão
e empoderamento de pessoas negras na área de TI, e em maio
de 2018 realizou Palmares.
O movimento cresceu tanto que em 2019 alcançou outros
lugares além do Rio Grande do Sul (RS). Já estamos em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Lisboa (Portugal).
Ainda em 2019, realizamos a primeira conferência de tecnologia para pessoas negras no Brasil, a AfroPython Conf.

Para quem?

O AfroPython é uma empresa de educação para pessoas iniciantes e interessadas na área da tecnologia, mais especificamente na área de programação.

O que queremos?

Trazer uma visão mais plural para o mercado e sabemos que isso é um passo importantíssimo para a criação de produtos que mudam o mundo.