Código de conduta

Este evento tem a intenção de ser acolhedor onde as pessoas se sintam confortáveis no ambiente. Por isso participantes, palestrantes, representantes de empresas e pessoas voluntárias do evento precisam concordar com este código de conduta. A equipe organizadora vai reforçar para que este código seja seguido durante todo o evento. Esperamos a cooperação de todas as partes para ajudar a garantir um ambiente seguro para qualquer pessoa.

  • O AfroPython é um evento que tem o propósito de oferecer uma vivência livre de assédio para todas as pessoas envolvidas, independente de identidade de gênero, sexo, orientação sexual, deficiência, aparência física, composição corporal, raça, classe social, religião e qualquer representação de diversidade.
  • Nenhuma forma de assédio será tolerada.
  • Conteúdo e imagens de cunho sexual e/ou erótico não são apropriados em nenhuma parte do treinamento, sejam em palestras, material institucional de patrocinadores e de qualquer entidade envolvida no evento.
  • Seja gentil com as outras pessoas. Não insulte ou desestimule outras pessoas. Não publique fotos constrangedoras de outras pessoas sem o consentimento delas. Lembre-se que piadas de assédio, identidade de gênero, sexismo, racismo e exclusão são proibidas no evento.

Qualquer participante que violar estas regras será repreendido ou até expulso do evento sem nenhuma forma de restituição, a critério da organização.

O AfroPython deseja ser uma iniciativa marcante: para quem faz e para quem participa. E queremos somente marcas positivas e felizes, já que as razões que nos unem não são tão historicamente nobres: o fato de que negros compõe 54% da população brasileira e não vemos esse dado refletido nas empresas de Tecnologia da Informação no Brasil.

O que queremos: Incentivo ao ingresso e empoderamento de pessoas negras na área de tecnologia da informação, gerando oportunidade de inclusão e ascensão profissional.

Como queremos: Através de nossas parcerias afetuosas, apaixonadas por compartilhar conhecimento e socialmente engajadas no combate ao racismo e discriminação racial.

O que faremos: Será oferecida uma oficina de programação 100% gratuita para que as pessoas participantes aprendam a criar sua primeira aplicação web escrita na linguagem Python.

Reportando Assédio:

Se você for assediada ou assediado, perceber que outra pessoa nesta situação, ou tem outras preocupações, por favor, fale com uma das pessoas da organização o mais rápido possível.

A equipe está bem informada em como lidar com o incidente e em como agir com a situação. As organizadoras da conferência terão o prazer de ajudar as pessoas participantes a entrar em contato com a segurança local ou ajudar a garantir o cumprimento da lei local, fornecer escoltas, ou ajudar aquelas pessoas que vivenciaram o assédio a se sentirem seguras durante todo o treinamento. A gente se importa com você e não queremos que nada estrague a sua experiência no evento <3.

Para vir conosco, saiba que:

  • Você precisa concordar e ser entusiasta da luta contra a discriminação racial em todas as esferas da sociedade.
  • Você precisa concordar e ser entusiastas das políticas de ações afirmativas.
  • É proibida qualquer manifestação de conteúdo ou cunho racista e/ou discriminatório.
  • É proibida e será combatida qualquer forma de discriminação e/ou assédio.
  • Apoiamos e respeitamos também o equilíbrio entre as relações de gênero.

A luta pela igualdade racial não é só nossa, deve ser de todas as pessoas.

Contamos com seu apoio e luta afinal, vidas negras importam!

AfroPython